Pavê da Dessa
O pavê é uma sobremesa brasileira de origem incerta, mas acredita-se que tenha surgido a partir de receitas europeias que foram adaptadas ao paladar brasileiro. Seu nome vem do termo francês “pavage”, que significa “pavimento”, e se refere à maneira como as camadas de biscoito e creme são dispostas na sobremesa. Algumas pessoas acreditam que o pavê tenha surgido a partir do tiramisù italiano, outra sobremesa com camadas alternadas. Mas você sabe tudo sobre essa delícia?
O pavê é uma sobremesa muito popular no Brasil, especialmente na época das festas de fim de ano. Ele é feito com camadas alternadas de biscoito umedecido, creme e, muitas vezes, frutas. Você poder fazer também com bolo de diversos sabores, como chocolate, baunilha ou laranja, e o creme pode ser feito com leite condensado, leite, creme de leite ou ovos. As frutas mais comuns usadas no pavê são morangos, abacaxi e cerejas, mas também podem ser usadas outras frutas a gosto.
Esta é uma sobremesa fácil de fazer e pode ser adaptada aos mais diversos gostos, tornando-se uma ótima opção para quem procura uma sobremesa deliciosa e refrescante.
As versões do pavê pelo mundo
Em Portugal e na Espanha, ele é bastante similar ao nosso, porém é comum encontrar versões com biscoitos mais amanteigados e cremes leves. Em contrapartida, os franceses, com sua paixão por sobremesas,fizeram versões mais sofisticadas, com frutas frescas e cremes à base de queijo. Nos EUA, o pavê é bastante popular, principalmente em eventos e festas. Na versão americana eles são mais doces, já que usam ingredientes como chocolate branco e frutas vermelhas.
Para os argentinos a sobremesa recebe influências da culinária italiana, com o uso de biscoitos tipo boudoir e cremes à base de mascarpone. No México, o pavê ganha um toque latino, com a adição de ingredientes como leite condensado, canela e frutas tropicais.
Para os japoneses, ele é uma sobremesa bastante apreciada, especialmente entre os jovens. Ali ele é um doce sofisticado, pois usam ingredientes como matcha, frutas exóticas e cremes leves. Por fim, na Austrália e Nova Zelândia o pavê é bastante popular, especialmente no verão. As versões australianas e neozelandesas costumam ser mais leves e refrescantes, com o uso de frutas tropicais e iogurte natural.
Dicas para um pavê perfeito
- O creme é a alma do pavê! Existem diversas receitas, desde as mais simples, com leite condensado e leite, até as mais elaboradas, com creme de leite fresco e gemas.
- As frutas dão um toque especial ao pavê. As mais comuns são morangos, abacaxi e cerejas, mas você pode usar as suas preferidas.
- Intercale as camadas de biscoito, creme e frutas (se for usa-las) em um refratário. Finalize com uma camada de ganache e leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.
Esta receita é a versão de uma cara amiga nossa, que vou chamar aqui de Dessa!! Nós amamos e reproduzimos sempre que possível!
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 1 lata de leite de coco
- 1 barra de chocolate meio amargo
- 1 pacote de biscoitos tipo maizena
Modo de Preparo:
- Primeiramente, faça um brigadeiro com o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco.
- Então faça uma ganache com o outro creme de leite e a barra de chocolate meio amargo derretida em banho-maria. Reserve.
- Deixe esfriar tudo.
- Monte os biscoitos em uma travessa de vidro e cubra com o creme branco.
- Por fim, faça a ultima camada com a ganache.
- Leve à geladeira por 3 a 4 horas e então sirva gelado.
Obs.: se os biscoitos forem de boa qualidade, não precisa molhar antes.
E nao se esqueça de comentar aqui como foi fazer esta receita!! Ahh e aproveita pra compartilhar nas tuas redes sociais com todo mundo!
#pave #sobremesas #receitinhas
0 comentário