Do Cristo Redentor às Praias de Copacabana
O primeiro lugar que eu viajei fora do Espírito Santo, foi o Rio de Janeiro.
Eu tinha onze anos e fiz uma excursão pra Petrópolis, no Rio de Janeiro, com minha irma. Em primeiro lugar, lembro que estava bem friozinho, viajamos de noite, num ônibus com ar condicionado. As estradas tortuosas até chegar la, uma chuva torrencial, e o medo que eu senti me marcaram e me entusiasmaram a fazer novas aventuras!
Petrópolis é uma cidade super legal, tipo uma máquina do tempo que te leva para a época do Império! Fundada por Dom Pedro II, a cidade abriga um rico patrimônio histórico e cultural, com destaque para o Museu Imperial, que abriga móveis, obras de arte e objetos pessoais da família imperial brasileira. Imagina um lugar cheio de castelos, palácios e histórias incríveis da família real brasileira?
É assim que é Petrópolis! Além de toda a história, a cidade é cercada por montanhas lindas, perfeito para quem gosta de natureza. Você pode fazer trilhas, visitar cachoeiras e respirar ar puro. E para quem gosta de cultura, tem museus com objetos super antigos e uma arquitetura que te transporta para outra época. Enfim, Petrópolis é uma ótima pedida para quem quer fugir do dia a dia e conhecer um pouco mais da nossa história!
Saindo de Vitoria, até chegar la são cerca de 8h de ônibus ou carro. Passei pela ponte Rio Niterói pela primeira vez, entrei em igrejas e museus históricos e senti bastante frio! Mas esta não foi a unica visita que fiz à Petrópolis e ao Rio. Quando uma das minhas irmas se mudou pra la, pude passear mais algumas vezes, e nestas eu conheci Copacabana, com o seu largo calçadão, a praia do Recreio, Niterói, algumas favelas, a Ilha do Governador, e a ilha de Paquetá, que me encantou tanto andar de bicicleta pelas ruas de paralelepípedo.
De fato, imagina fazer uma viagem e conhecer um lugar onde o tempo parece ter parado? Paquetá é uma ilha super charmosa, pertinho do Rio de Janeiro, que te leva para um mundo mais tranquilo e relaxante. Lá, você vai encontrar ruas calmas, casas coloridas, praias lindas e uma natureza exuberante. Sem carros, a ilha é perfeita para passear de bicicleta ou a pé, curtindo a paisagem e a companhia de quem você ama. A primeira vez la, minha irma estava bem gravidinha e eu tive de carrega-la pedalando por nos duas (ou melhor, 3)! Paquetá é como um abraço gostoso, um lugar para esquecer dos problemas e recarregar as energias. Se você procura um lugar para descansar e aproveitar a vida, Paquetá é o lugar ideal!
No Rio, eu visitei vários outros pontos turísticos como o Pão de açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Lapa e fui até num zoológico! Tem muita coisa legal pra fazer por la: e inegavelmente as praias são uma maravilha! Bem como em qualquer metrópole, o Rio tem alguns bairros que são mais seguros do que outros. Por consequência, é importante se informar antes de sair por aí e evitar lugares mais isolados, principalmente à noite.
Dicas para curtir o Rio com segurança:
- Hotéis e pousadas em regiões turísticas costumam ser mais seguros.
- Metrô e VLT são opções mais seguras que ônibus em algumas áreas.
- Vá acompanhado ou use aplicativos de transporte.
- Câmeras, celulares e joias chamativas podem atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas. Eu evito sair com tudo à mostra.
- Finalmente, pergunte para as pessoas que moram la sobre os melhores lugares e os que devem ser evitados.
Todas as vezes em que a gente pensa em viajar, muitas pesquisas acontecem antes de sairmos com as malas prontas. Dessa forma, prepare-se com antecedência sobre a cultura, a língua, as comidas, os perigos que te esperam (ou não), a moeda local, os costumes locais, a rota de visita que você deseja, e esteja pronto pra ser flexível no teu roteiro. Afinal, a gente pode sempre se surpreender!
0 comentário